Sobre labesfut

O Laboratório de Estudos em Futebol (LABESFUT) do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O LABESFUT tem como objetivo realizar pesquisas cientificas no âmbito dos desportos coletivos, em especial o futebol. Desenvolvemos linhas de pesquisa como formação de treinadores, análise de jogo, fisiologia e promoção da saúde, e neurociência, fomentando a produção de conhecimento e a formação de recursos humanos na área. O nosso laboratório tem compromisso com a ética científica e o rigor metodológico em todos os seus projetos.

Nossa história começa em 2015, como foco em pesquisas relacionadas à análise de jogo, especificamente motivado pelo grande interesse dos alunos da UERJ em aprofundar seus conhecimentos científicos na área esportiva. Inicialmente o LABESFUT surge com foco exclusivo em estudos relacionados ao futebol, contudo, já nos primeiros meses após a sua criação, começaram a surgir interessados em realizar pesquisas em outras modalidades esportivas, como Basquetebol, Voleibol, Handebol e esportes Paralímpicos. Direcionamos os próximos passos para o reconhecimento tanto no ambiente prático, através da formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho, assim como para o ambiente acadêmico, produzindo conhecimento científico aplicado a diversas modalidade esportivas.

 

Estrutura organizacional matricial

A estrutura matricial indica a forma de compreensão e intervenção do Laboratório de Estudos em Futebol acerca do futebol. A partir de seus quatro pilares (jogo, jogador, treino e treinador) em constante interação com as linhas de pesquisa, busca-se a formação qualificada de profissionais para o âmbito acadêmico e prático do futebol.

 

 

Os tons de azul das interseções representam o quão presente os pilares estão em cada linha de pesquisa. Sendo assim, quanto mais escuro for o tom, maior será a evidência do pilar. Dessa forma, atualmente, os membros do laboratório têm se debruçado mais na análise de jogo, teoria e metodologia do treinamento em relação ao jogador, formação de treinadores, o treino na promoção da saúde e os aspectos fisiológicos do jogo. Além disso, a interação dessas interseções entre os pilares e as linhas de pesquisa resultam em produtos que estão inseridos nos três eixos de formação: ensino, pesquisa e extensão.

 

 

Linhas de Pesquisa

  • Neurociência aplicada ao desporto:

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre as funções executivas e o desempenho esportivo, identificando perfis de atletas criativos e meios para desenvolver a tomada de decisão. Os instrumentos utilizados para estas pesquisas são a neuromodulação (eletroestimulação transcraniana por corrente continua – ETCC), o eletroencefalograma e o E-Prime©.

  • Análise de jogo, teoria e metodologia do treino desportivo:

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar e interpretar como as metodologias de treino e a manipulação de constrangimentos em jogos reduzidos e condicionados interferem no comportamento e desempenho dos princípios táticos e nas ações técnico-táticas. Para isso, são utilizadas ferramentas como: análise de vídeo, análise de rede social e questionários, no intuito de identificar e criar parâmetros de performance.

  • Promoção da saúde e aspectos fisiológicos da performance no desporto:

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar marcadores de saúde no esporte, através da avaliação da aptidão física. Também são comtemplados como objeto de estudo investigações sobre perfil motor dos atletas e o treinamento cardiovascular nos diferentes esportes. Como métodos de avaliação são realizados alguns testes como: isocinético, cardiopulmonar de exercício com ergoespirometria, triagem qualitativa do movimento humano, testes físicos de campo, variabilidade da frequência cardíaca e eletromiografia.

  • Pedagogia do desporto e formação de treinadores:

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar a relação treinador-atleta, em especial, como os modelos pedagógicos de ensino dos jogos desportivos coletivos, perfis de liderança, o conhecimento, as competências e capacidade de comunicação dos treinadores influenciam no rendimento esportivo e no processo de aprendizagem dos jogadores. Os instrumentos utilizados para estas avaliações são análise de vídeo, questionários e entrevistas.

 

Estrutura

O LABESFUT por ser uma unidade de pesquisa de Laboratório de Atividade Física e promoção da saúde (LABSAU), conta com a mesma estrutura do LABSAU. Neste sentido, o laboratório é dividido em quatro partes: centro de estudos, salas de avaliação, centro de treinamento e sala multimídia. No centro de estudos é onde estão localizadas as salas de estudos e atendimento de cada professor, assim como, a sala de estudos dos alunos de graduação, mestrado e doutorado. Atualmente existem três salas de avaliação, sala de avaliação neuromuscular, sala de avaliação cardiorrespiratória e sala de avaliação da composição corporal, que junto com o centro de treinamento formam uma estrutura completa no que se refere à avaliação, treinamento e controle de atletas dos mais diferentes esportes. Possuímos ainda, na sala multimídia, estrutura para a realização de reuniões, defesas de mestrado e doutorado, apresentações de seminários, palestras, além da possibilidade de transmissão de vídeo conferências. Além disso, para a realização das pesquisas o LABESFUT conta com uma variedade de instrumentos de avaliação, entre eles: plataforma de salto, fotocélulas, DEXA, cadeira isocinética, VO2000, ultima, polar, frequencímetro e acelerômetro.  

 

Parcerias

Pesquisadores:
Prof. Dr. Israel Teoldo da Costa
Prof. Dr. Israel Teoldo da Costa
  • Professor Adjunto – Universidade Federal de Viçosa
  • Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (NUPEF) – UFV

 

Prof. Dr. Tomás García Calvo
Prof. Dr. Tomás García Calvo
  • Professor – Universidade de Extremadura – Espanha

 

Prof. Dr. Marcos Bezerra de Almeida
Prof. Dr. Marcos Bezerra de Almeida
  • Professor Associado II lotado no Departamento de Educação Física – Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Coordenador do Laboratório de Estudo e Pesquisa em Performance no Exercício e no Esporte – L’ESPORTE (UFS)

 

Prof. Dr. André Filipe Teixeira Seabra
Prof. Dr. André Filipe Teixeira Seabra
  • Professor auxiliar – Universidade do Porto
  • Diretor da Portugal Football School da Federação Portuguesa de Futebol

 

Prof. Dr. Paulo de Tarso Veras Farinatti
Prof. Dr. Paulo de Tarso Veras Farinatti
  • Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)
  • Coordenador do Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LABSAU)

 

Laboratórios:

O Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde (LABSAU) do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi criado em 2001 com a intenção de contribuir com a produção e difusão de conhecimentos na temática das atividades físicas e promoção da saúde. As atividades desenvolvidas no LABSAU congregam diversas áreas de interesse e intervenção, tendo uma perspectiva eminentemente aplicada no estudo das variadas dimensões que envolve a prática das atividades físicas. O LABSAU tem como objetivos formar recursos humanos para a pesquisa e intervenção profissional, tanto em cursos de graduação (licenciatura e bacharelado), quanto de pós-graduação (lato-sensu).

Grupo criado em 2015 com vistas a atender a uma crescente demanda por mais estudos sobre o esporte. Atualmente, o grupo conta com alunos e egressos do curso de Graduação em Ciências da Atividade Física e do Esporte (Bacharelado em Educação Física), alunos e egressos da Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) e outros colaboradores. O grupo tem como objetivo investigar os fatores relacionados à performance no exercício e no esporte, considerando aspectos tanto da avaliação quanto do treinamento de atletas e esportistas. Também investigamos o desempenho de atletas e equipes por intermédio das estatísticas de jogo (esportes coletivos) ou respostas fisiológicas (esportes coletivos ou individuais).

O Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (NUPEF) foi idealizado pelo Professor Dr. Israel Teoldo da Costa e teve o início das suas atividades em Agosto de 2010, na Universidade Federal de Viçosa (MG).
O objetivo do Núcleo é desenvolver pesquisas de ponta na área do Futebol e, por meio dos seus resultados, contribuir para a formação de jogadores mais inteligentes e criativos para o jogo. Além disto, o Núcleo tem como meta formar recursos humanos qualificados para trabalharem em diversos setores do Futebol.

Equipe:

Coordenador
Prof. Dr. Fabrício Vieira do Amaral Vasconcellos

http://lattes.cnpq.br/3938889912759054

  • Doutorado em Ciências do Desporto – Universidade do Porto – Portugal
  • Mestrado em Ciência da Motricidade Humana – Universidade Castelo Branco
  • Especialização em Treinamento Desportivo – Universidade Gama Filho
  • Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Professor Adjunto – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Professor do Programa de PósGraduaçãoem Ciências do Exercício e do Esporte – UERJ
  • Coordenador do Núcleo de Iniciação ao Futebol – UERJ

 

Professores
Prof. Dr. Felipe Amorim da Cunha

http://lattes.cnpq.br/3875848900740841

 

Prof. Me. Camilo Araújo Máximo de Souza

http://lattes.cnpq.br/1699252999109720

 

Alunos de Pós-graduação

 

Prof. Caique de Novaes Andrade

http://lattes.cnpq.br/5507640036722519

 

Profa. Me. Maria Juliana de Almeida Robalinho

http://lattes.cnpq.br/6311393198575494

 

Prof. Me. Davi Correia da Silva

http://lattes.cnpq.br/7824560842570570

 

Profa. Me. Deborah Touguinhó Gonet

http://lattes.cnpq.br/5867725990576084

 

Profa. Me. Julia Castellano Marques da Cruz Anunciação

http://lattes.cnpq.br/4415190233611473

 

Profa. Me. Isabela Freire Soares

http://lattes.cnpq.br/7962507747313115

 

Prof. Me. Diêgo Augusto Nascimentos dos Santos

http://lattes.cnpq.br/8422617562435726

 

Alunos formados na Pós-graduação

 

Prof. Me. Anthoni Jorge Santoro

http://lattes.cnpq.br/6341405810810225

 

Prof. Me. Celso Carlos Martins Filho

http://lattes.cnpq.br/1931109708817267

 

Prof. Me. Daniel Miranda Carnevale

http://lattes.cnpq.br/6883986422466105

 

Prof. Me. Lucas Giusti Tavares

http://lattes.cnpq.br/1022273401036117

 

Prof. Me. Lucas Ometto Bezerra

http://lattes.cnpq.br/3975254857922893